Mais uma vez, acompanhamos o drama do apagão de energia em toda região metropolitana de São Paulo, causando estragos inclusive aqui nas sete cidades do Grande ABC. Foi revoltante! No total, cerca de 2 milhões de residências ficaram sem luz, pessoas perderam alimentos que estragaram, o comércio e os serviços sofreram prejuízo de mais de 1 bilhão.
Enquanto milhares de famílias foram fortemente afetadas, o governador Tarcísio, que vendeu a Sabesp, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, outro que só fala em privatização, tentaram, na maior cara de pau, colocar a culpa no governo federal.
Não se engane, o governo de ambos acelera sem debate ou consulta à população, projetos de venda do patrimônio público a setores privados.
A entrega de uma empresa pública à iniciativa privada é uma cilada que coloca um serviço (muitas vezes de interesse fundamental, como água e energia elétrica) na lógica do lucro, que frequentemente é feita aumentado a tarifa e reduzindo custos, mandando trabalhadores embora e precarizando o atendimento à população.