O empenho do presidente Lula em combater o desmatamento, com políticas públicas de fortalecimento à preservação do meio ambiente no Brasil, começam a surgir efeito em menos de um ano de governo.
De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgado na quinta-feira, 09 de novembro, o desmatamento na Amazônia Legal, no período de agosto de 2022 a julho 2023, alcançou 9.001 quilômetros quadrados (Km2), representando queda de 22.3% em relação ao ano anterior (2021/2022). É a maior queda registrada em 11 anos.
Por trás desses números positivos tem o pulso firme do governo federal na luta pela preservação ambiental, depois de quatro anos de descaso e abandono no governo anterior, o meio ambiente volta a ser prioridade, com a pauta da sustentabilidade em destaque.
Ao mostrar que está cumprindo suas metas ambientais, a exemplo da luta pela redução de emissões de gases do efeito estufa, Lula não só age pelo bem da população brasileira, mas também contribui com Planeta, que passa por severos eventos climáticos, sendo exemplo de postura socioambiental para as outras nações.