Atendendo a convocação da Assembleia Geral, na tarde da sexta-feira, 08 de novembro, os metalúrgicos e metalúrgicas de Santo André e Mauá aprovaram a proposta da Campanha Salarial com reajuste de 5,85% a partir de 01/01/2025, abono de 13,5% e a renovação da Convenção Coletiva. Neste ano, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ficou em 4,60%.
A força da Campanha Salarial por meio de negociações fechadas via Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, com a participação dos sindicatos, assinou acordos com 13 grupos patronais: SINDIPEÇAS, SIMEFRE, SINAFER, SINDIMAQ-SINAEES, SINDIFUPI, SINDAL, SINDIFORJA, SINPA, SINDIMOTOR, SINDISIDER, SIFESP E SIESCOMET.
CONVENÇÃO COLETIVA!
Um ponto fundamental conquistado na Campanha Salarial foi a renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho, mantendo direitos já consolidados e superiores à CLT, a exemplo da licença-maternidade de 180 dias, do adicional noturno e de garantias em caso de doença ocupacional e acidente no trabalho.
UNIÃO É FORÇA!
Para o presidente da Federação, Eliseu Costa, a conquista de aumento real representa a mobilização dos sindicatos com a categoria. “Vitória dos trabalhadores, vitória dos sindicatos que, juntos, possibilitaram uma negociação fortalecida frente aos grupos patronais, demonstrando que apenas através da nossa união atingiremos sempre nossos objetivos de melhorias salariais e de condições de trabalho”, disse Eliseu.