A atuação sindical não se limita somente à Campanha Salarial, tampouco a assinar uma convenção coletiva entre patrões e empregados, que se restringe ao valor do salário e a itens sociais. É claro que estas ações são fundamentais por excelência e referências a qualquer atuação de classe.
Vale lembrar que cada vez mais, as negociações salariais se revestem de novas dificuldades. O que explica que categorias tradicionalmente tidas como mais organizadas e combativas como a nossa tenham obtidos maiores aumentos aos trabalhadores e trabalhadoras.
Em relação as cláusulas sociais, as conquistas e manutenção se tornam muito importantes pelo valor que alcança nesses últimos anos e governos em que tivemos uma retirada de direitos legais e trabalhistas, que autoridades políticas e empresários promoveram em nome do neoliberalismo econômico.
Contudo, neste momento de andamento da Campanha Salarial, cabe uma reflexão sobre o papel do Sindicato além do processo negocial entre trabalhadores e patrões. O ponto de partida é o comprometimento diário no atendimento aos trabalhadores, com atuação nas bases, a fiscalização dos direitos, assistência jurídica, responsabilidade social e defesa da categoria, que fazem da instituição sindical a principal ferramenta de afirmação e avanço de novas conquistas.
Conte com a luta do nosso Sindicato. O forte e fraterno abraço desta presidência, sempre!